Notícias Fique por dentro das novidades do bar do Chuveiro
Voltar
24/06/2015 / Eventos Festa de São Pedro e São Paulo
A Festa de São Pedro e São Paulo acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade e sempre acontece no fim de junho e começo de julho, com intensa programação religiosa em vários locais do município, mas com destaque para a Ilha do Araújo.
O início  da Festa de São Pedro e São Paulo acontece com o Festival do Camarão (dias 05 a 07/06), onde se arrecadam fundos para a festividade tradicional, que culmina  no dia 05 de julho.  
 
Já nos últimos dias da festa acontece a regata de canoagem caiçara, homenageando a batalha naval de Riachuelo.
No último dia da festa acontece a bela procissão marítima que sai do Cais de Turismo. No meio da Baía tem a bênção do anzol, para que a pesca seja próspera durante todo o ano. Os barcos saem todos enfeitados em direção à Ilha do Araújo e o concurso premiará a embarcação mais bem enfeitada, com os 1º, 2º e 3º lugares.  
O dia da procissão coincide com o último dia da FLIP. Ótima oportunidade para os visitantes da cidade acompanharem esta festa tradicional da cultura caiçara paratiense.
 
Festival do Camarão Tradicionalmente, no dia 24/06 é feita a pesca de São Pedro, onde os pescadores doam toda a renda de sua pesca para a Festa. Mas, há 21 anos atrás, um grupo teve a idéia de transformar os camarões pescados em comida, pensando que poderia vender melhor. A idéia foi um sucesso imediata e o Festival do Camarão vem crescendo a cada ano. Em 2013, nos 3 dias de festa, chegou a receber 13.000 pessoas. Hoje é a segunda festa tradicional mais importante do município, atrás apenas da Festa do Divino.
 
No cais da Praia Grande, há barcos que fazem a travessia para a Ilha do Araújo.
PROGRAMAÇÃO  2015 
 
No domingo, 28 de junho, a imagem dos dois santos segue da comunidade num barco de pesca até a igreja da Matriz, no Centro Histórico. 
 
No sábado, 4 de julho, as festividades começam cedo. Às 6h a Marinha do Brasil hasteia a bandeira nacional. Em seguida, é servido pela comunidade um café da manhã coletivo, contemplando todos os presentes e os participantes da 10ª Regata Caiçara, que ocorre às 10h e fará uma homenagem pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. As competições, feminina e masculina, acontecem em canoa caiçara, entre a Praia do Pontal e a Ilha do Araújo, e premia os 1º, 2º e 3º lugares e contam com o apoio da Capitania dos Portos.
 
No sábado à noite a banda Minerinho do Forró ajuda o público a espantar o frio. O show começa a partir das 23h. 
 
No domingo, 5 de julho, dia de São Pedro, as imagens seguem da igreja da Matriz até o Cais de Turismo, às 10h. 
 
Na saída do cais, às 11h, diversas embarcações - baleeiras, barcos de pesca, de turismo, escunas -, adornadas com bandeirinhas e demais enfeites, se juntam formando à tradicional procissão. Em meio ao trajeto, os barcos param e um anzol é abençoado e lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.
 
Ao chegar à ilha, as imagens são levadas à igreja para a Missa Solene. Durante a procissão é realizado um concurso para escolher a embarcação mais bem enfeitada. Após a missa os vencedores são anunciados. No domingo, a Banda Chama Maré faz o encerramento da festa a partir das 14h.
 
A Ilha do Araújo é a segunda maior ilha de Paraty, e fica bem próxima do continente (300 metros na menor distância), em frente à Praia Grande (10km ao norte de Paraty na Rio-Santos). No sábado e domingo da festa haverá barcos fazendo a travessia para a ilha saindo do cais da Ilha Grande.
 
A Festa de São Pedro e São Paulo é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora de Remédios com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Paraty.

Fonte: http://www.paraty.com.br/saopedro_saopaulo.asp

@bardochuveiro
Acompanhe a gente no Instagram!
Warning: array_slice() expects parameter 1 to be array, null given in /home/bardochuveiro/www/_instagram.php on line 34

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/bardochuveiro/www/_instagram.php on line 34
Chek-ins
no Bar do Chuveiro até o momento
é o prefeito! pessoas aqui agora
NEWSLETTER
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Contato Rodovia Rio Santos KM 502
Angra dos Reis, Brasil
Telefone: (24) 3363-1049
Horário de Funcionamento Terça, quarta, quinta e domingo de 10h às 19h.
Sexta e sábado das 10 às 19h.